segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Secretário Walter Pinheiro veio a Ilhéus mostrar o Projeto Porto Sul

Empresários, sindicalistas, representantes de entidades, da prefeitura de Ilhéus, de ONGs e do governo do estado participaram de mais um encontro para debater o projeto de construção do Complexo Intermodal Porto Sul.

Entre os participantes estavam o secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, e o representante da secretaria estadual da Indústria e Comércio, Antônio Carlos Matias, além dos consultores Elder Ribeiro e Carlos Alberto de Nóbrega.

Mais uma vez foi destacado que, após a análise de várias áreas, a Ponta da Tulha foi o local com as melhores condições para o complexo. Os encontros foram realizados na sede da Associação Comercial de Ilhéus e no Palácio Paranaguá.

O Porto Sul é parte de um grande complexo logístico produtivo que envolverá também um novo aeroporto internacional, a ferrovia de integração Leste/Oeste, uma Zona de Processamento de Exportações e novos acessos rodoviários.

Fonte: A Regiao

Neste evento RILDO MOTA fez uma intervenção dura, criticando a pouca comunicação do Governo do Estado com a região Sul da Bahia, que segundo ele pode estar até mesmo prejudicando o popularidade do Governo na Região, pois as pesquisas apontam o fraco resultado da aprovação do governo no eixo Ilhéus/Itabuna.

Rildo falou ainda que Ilhéus precisa urgente mudar seu vetor econômico, pois não é mais agrícola, não é comercial muito pouco turístico, em agosto de 2009, Ilhéus gerou apenas 12 empregos com carteira assinada. O novo porto deverá ser este vetor e com certeza dará um incremento à economia da cidade.

Rildo Mota, o âncora do EMD, afirmou que os grupos organizados que estão contra a implantação do porto sul em Ilhéus desenham um futuro catastrófico com a chegada do porto devido ao impacto ambiental do empreendimento, então ele sugeriu que seja oferecido a Ilhéus, pelos governo ou pelos empresários sócios do evento, todo o saneamento básico (esgoto sanitário) da zona sul de Ilhéus a partir da ponte Lomanto Junior, pois os detritos são jogados em natura na baía do pontal, isso sim, segundo ele, é um grande impacto ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário